Preguiça X disciplina: quem domina quem?

Preguiça é normal. Só deixa de ser quando não é controlada, e então dá de dez a zero nas decisões. Mas há uma alternativa, uma luz no final deste preguiçoso túnel: a disciplina - conceito fácil de entender e dificílimo de implementar. Ter disciplina pessoal significa decidir o que deve ser feito, e fazer. E isso não pode depender da vontade daquele momento. Tem que depender da decisão que foi tomada anteriormente, porque a vontade é emocional, enquanto a decisão é racional. E o comandante tem que ser o racional, pois ele é quem tem o discernimento sobre o que é bom e o que não é bom. O emocional só sabe diferenciar o agradável do desagradável, o que não serve como critério para as grandes decisões.

Devemos considerar que na vida interagem fenômenos complementares: o sentimento, o pensamento e a atitude. Os três são inseparáveis, no entanto, pode variar a ordem em que eles se apresentam. Há três possibilidades: se o sentimento vem antes, é porque você fica esperando a vontade chegar, aí você pensa o que é que tem que fazer para atendê-la, e só então toma a atitude. Assim vivem as pessoas que não realizam muito na vida. Não fazem o que têm de fazer e depois dizem que não fizeram porque não estavam com vontade.

No segundo caso, você coloca o pensamento na frente, e se ele for consistente, tiver qualidade, será capaz de gerar sentimento. Esse sentimento chama-se motivação, que é o grande motor propulsor do trabalho e da realização. Por isso temos que ter qualidade de pensamento. É isso mesmo, você pode controlar os pensamentos que irão gerar sentimentos e atitudes.

E no terceiro caso você pensa no que é bom para você e faz. Não fica esperando a "vontadinha" chegar, porque ela talvez não chegue nunca, e a preguiça ganha a batalha.

A notícia boa é que a vontade sempre chega, em geral depois que começamos a fazer o que tem de ser feito. Você já reparou que você não tem vontade de ir à academia, por exemplo, mas depois que está lá você se sente bem? O que acontece é que a ação precedeu o sentimento, e isso foi mediado pelo pensamento. Legal, né?

Não esqueça que a indisciplina dispersa energia; a disciplina condensa. Ser disciplinado significa obedecer às ordens que você dá a si mesmo. Só que para isso, você tem de dar as ordens certas, caso contrário, o mundo começa a se meter na sua vida. E isso é uma coisa que você não quer, não é mesmo? Nem na sua pessoal, nem na sua carreira profissional que, aliás, depende essencialmente de você mesmo, e de sua disciplina, claro.

Texto retirado em 17-02-2010: http://empregocerto.uol.com.br/info/dicas/2010/02/10/ult7031u412.html#rmcl

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Preguiça X disciplina: quem domina quem?"

Postar um comentário