Empreendedorismo, o que é isto?

- Olá!!! Tudo bem? Estava caminhando e encontrei um desconhecido. Ele me olhou estranhamente e me perguntou:
- Você sabe o que é empreendedorismo?
Eu, sem reação para aquele momento, parei, olhei-o estranhamente. Boquiaberto, respondi:
- Não faço a menor ideia.
Ele me disse:
- Pois eu sei!!!
- Sorte sua! - Respondi com indiferença.
- Você não quer saber? - Ele insistiu no assunto.
- Não. Deveria? - Falei rispidamente.
- Claro que deveria! Sua vida profissional vai depender disto!
- Você não está com a razão. Já estou estabilizado profissionalmente.
- Por isso mesmo é que você vai precisar saber sobre empreendedorismo. “Estar” é um verbo passageiro.
Neste momento olhei para o céu e pensei: “Senhor, o que eu fiz para merecer isto?”
Ele, sem se incomodar com a minha falta de interesse, persistiu e continou a falar:
- Para muitas pessoas empreendedorismo significa dar início a uma empresa. Mas esta é uma visão limitada. - Gritou.
Com a expressão ainda indiferente continuei a pensar: “Atirei pedra na cruz”.
- Empreendedorismo é se preocupar com você e com os outros. É pensar sobre os problemas que estão a sua volta, buscar a solução e aplicá-la para que todos tenham benefícios da sua capacidade de pensar.
- Senhor! Eu já estou empregado. Estou fazendo a minha parte todos os dias. De alguma forma os outros também estão fazendo a parte deles! - Afirmei, esbravejando.
- Você insiste e eu irei responder novamente para você. Me ouça bem! “Estar” é um verbo passageiro e conjugar este verbo não é o suficiente para garantir o sucesso futuro. Você já ouviu a frase: “Se você continuar a fazer o que 'está' fazendo, continuará tendo o que tem.”
- Sim.
- Então?
- Então o quê?
- É a maior mentira que alguém pode lhe contar, pois se continuar a fazer o que está fazendo, terá menos do que você tem agora. As coisas mudam.
Parei para pensar nas coisas que eu vi nos anos 80, 90 e 2000 (já não estava mais irritado). Resolvi dar razão àquele maluco. Já “estou” com 36 anos, preciso fazer algo diferente para ter algo diferente. Então, disse a ele:
- Concordo com você, mas o que devo fazer?
Ele me deu as costas, saiu correndo e respondeu:
Não sei!


Se você leu este texto, seja bem-vindo a este mundo de malucos.

Autor: Mauro de Oliveira, Graduado e Pós-Graduado em Gestão Empresarial.
Contato: mauro.admsp@gmail.com

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

1 Response to "Empreendedorismo, o que é isto?"

  1. Ednilson says:
    4 de dezembro de 2009 às 19:44

    Mauro,

    é bem isso msm... um mundo de malucos...
    e complementando: malucos apaixonados, pois é isso que o mundo do empreendedorismo tem...

    parabéns pelo blog e pelo livro.

Postar um comentário