Conceitos de Qualidade

Feigenbaun: "Qualidade é o que o cliente determina e não aquilo que um engenheiro, profissional de marketing ou um gerente querem".

ASQ - American Society of Quality: É o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades.

Garvin: "Qualidade pode assumir variadas interpretações como desempenho, características, confiabilidade, conformidade, durabilidade, atendimento, estética e qualidade percebida".

Deming: "Qualidade é a perseguição às necessidades dos clientes e homogeneidade dos resultados do processo. Deve visar as necessidades atuais e futuras dos usuários".

Crosby: "Qualidade quer dizer conformidade com as exigÊncias, ou seja, cumprimento dos requisitos".

Juran: "A palavra tem dois significados principais: (1) as características de produto qye respondem às necessidades dos clientes e (2) ausência de deficiências. Um termo genérico para cobrir os dois significados é 'adequação ao uso' ".

Karl Albrecht: "Qualidade: uma medida de extensão até a qual uma coisa ou experiência satisfaz uma necessidade, resolve um problema ou adiciona valor para alguém".

NBR ISO: Totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas.

PNQ 2007: Totalidade de características de uma entidade (atividade, processo, produto, organização, ou uma combinação destes), que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas dos clientes e demais partes interessadas.

Mauro de Oliveira:
- Enquanto consumidor: aquilo que adquiro e me deixa feliz;
- Enquanto fornecedor: aquilo que o cliente adquire e o deixa feliz.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Conceitos de Qualidade"

Postar um comentário