Análise S.W.O.T.

S.W.O.T. é uma sigla em inglês que significa Strenghts (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades), Threats (ameaças). Lembro que é necessário fazer o levantamento de todos estes fatores. A análise interna aponta os pontos fortes e fracos e a análise externa aponta as oportunidades e ameaças da organização. Depois de feito isto, todos os dados são correlacionados para que os pontos fracos e as ameaças interfiram o mínimo possível, e os pontos fortes e as oportunidades tragam as melhores consequências, maximizando os resultados da organização.

Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise, segundo HINDLE & LAWRENCE (1994) a análise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen. Por outro lado, TARAPANOFF (2001:209) indica que a idéia da análise SWOT já era utilizada há mais de três mil anos quando cita em uma epígrafe um conselho de Sun Tzu: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças ” (SUN TZU, 500 a.C.). Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Swot.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Análise S.W.O.T."

Postar um comentário