Como Comprar!!!
Você pode encontrar o livro nos seguintes locais:
Você pode encontrar o livro nos seguintes locais:
Recentemente fui a Brasília. Viajar para lá é sempre uma aventura e oportunidade de aprendizado, na verdade todo momento é, mas nesta viagem aconteceu uma coisa interessante, que com certeza já aconteceu com diversas pessoas e vai continuar acontecendo.
Após um dia de calor intenso, eu e meus colegas voltamos para o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek - onde embarcaríamos sentido São Paulo. Desgarrei-me dos meus colegas, fui ao banheiro; ao retornar todos estavam em volta de um balcão retirando algumas revistas promocionais.
Um deles estava com o cartão de crédito em mãos mostrando-o à vendedora – fiquei curioso. Ela, com um sorriso claro, como se seus dentes tivessem passado semanas dentro de um balde com alvejante, diz delicadamente que aquela operadora de cartão não participava da promoção.
Eu, enxerido como sou, saquei a minha carteira, como um pistoleiro saca a sua arma, e mostrei meus cartões a ela e perguntei:
– Uma destas participa?
– Sim, este participa – ela aponta para um dos meus cartões. – Com este cartão você ganha além desta revistas mais outras cinco.
Comecei a pensar: “Me ‘lasquei’. Vou carregar mais peso”. Quando achei que havia acabado ela me chama para o canto e diz que tem mais. Fiquei sem ação e fui, o vôo demoraria mesmo.
Com toda a simpatia que uma pessoa pode ter, ela olha para minha mão direita e pergunta se eu tocava violão. Eu todo garboso disse que sim. Ela falou mais algumas coisas que me agradaram e começou explicar uma promoção de incentivo a leitura, pela qual eu seria beneficiado e ela também, pois eu receberia a revistas em minha casa e ela uma ajuda financeira para concluir seus estudos.
Resumindo um pouco a história: acabei comprando uma assinatura. No final não tinha como me negar a comprar, depois de estar encantado pela sua simpatia e pela abordagem utilizada.
Dias depois me perguntei: Esta forma de abordagem é pra qualquer um? E se ela estivesse mentindo para me vender? Será que sou bobo?
Somente para a última pergunta é que tenho resposta, mas vou guardar segredo. Para as outras ainda estou em dúvida, porém mesmo assim vou fazer os seguintes comentários:
1ª pergunta: Não, não acredito que seja. A vendedora estava muito segura e natural, poucas pessoas se sentem tão à vontade para falar com desconhecidos. Ela deve ser assim no seu dia a dia, se não for quem a treinou deve ser parabenizado.
2ª pergunta: Se ela estivesse mentindo, ela tem espírito empreendedor, pois uma das características do empreendedorismo segundo Richard Luecke, no livro FERRAMENTAS PARA EMPREENDEDORES, Editora Record -RJ/SP, é: “Ficar à vontade ao derrubar as regras”.
Não sei se esta afirmativa é correta ou não, não me cabe julgar. Só sei que ela efetuou uma venda e eu uma comprar, que alguns minutos após me causou certa frustração, mas ao chegar a minha casa acessei a internet e descobri que fiz um bom negócio e é isso que eu sempre busco.
Mauro de Oliveira
Autor do livro: De estudante a empreendedor
Graduado e Pós-Graduado em Gestão empresarial
Feigenbaun: "Qualidade é o que o cliente determina e não aquilo que um engenheiro, profissional de marketing ou um gerente querem".
ASQ - American Society of Quality: É o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades.
Garvin: "Qualidade pode assumir variadas interpretações como desempenho, características, confiabilidade, conformidade, durabilidade, atendimento, estética e qualidade percebida".
Deming: "Qualidade é a perseguição às necessidades dos clientes e homogeneidade dos resultados do processo. Deve visar as necessidades atuais e futuras dos usuários".
Crosby: "Qualidade quer dizer conformidade com as exigÊncias, ou seja, cumprimento dos requisitos".
Juran: "A palavra tem dois significados principais: (1) as características de produto qye respondem às necessidades dos clientes e (2) ausência de deficiências. Um termo genérico para cobrir os dois significados é 'adequação ao uso' ".
Karl Albrecht: "Qualidade: uma medida de extensão até a qual uma coisa ou experiência satisfaz uma necessidade, resolve um problema ou adiciona valor para alguém".
NBR ISO: Totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas.
PNQ 2007: Totalidade de características de uma entidade (atividade, processo, produto, organização, ou uma combinação destes), que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas dos clientes e demais partes interessadas.
Mauro de Oliveira:
- Enquanto consumidor: aquilo que adquiro e me deixa feliz;
- Enquanto fornecedor: aquilo que o cliente adquire e o deixa feliz.
Margem/Índice | Fórmula |
Margem Bruta (MB): A Margem Bruta representa a lucratividade auferida sobre o produto(...). Numa analise complementar, esse indicador revela o percentual remanescente do faturamento líquido, após a dedução da despesa das mercadorias vendidas, para pagar as despesas operacionais e ainda, se possível, gerar lucro. | Lucro Bruto/Receita Operacional Líquida)x100 |
Margem Líquida (MO):Esse indicador revela a eficiência operacional da empresa, medida exclusivamente em função de suas operações normais realizadas para manutenção da atividade-fim. | (Lucro Operacional/Receita Operacional Líquida)x100 |
Endividamento Geral (EG): “Este índice demonstra a estrutura de capital da empresa, apontando assim, seu grau de endividamento. | [(PC+Pelp) / (Passivo Total)] x100 |
Imobilizado do Patrimônio Líquido : Esse índice mostra quanto do ativo permanente da empresa é financiado pelo seu patrimônio líquido.Quanto maior este índice maior a dependência de capital de terceiros para movimentação dos negócios da empresa. | (AP/PL) x 100 |
Liquidez Imediata: Este índice mostra a capacidade da empresa em saldar suas obrigações de curto prazo imediatamente. Ela também aponta se há excesso na liquidez, o que sugere que a gestão dos recursos disponíveis não está sendo bem feita, pois pode estar deixando de gerar recursos no giro dos negócios. | Disponível / Passivo Circulante |
Liquidez Corrente: O índice de Liquidez Corrente é um dos índices mais utilizados em análise econômicofinanceira, mostrando quanto a empresa poderá dispor em recursos a curto prazo para pagar suas dívidas circulantes. | Ativo Circulante / Passivo Circulante |
Liquidez Seca: Mostra quanto ela poderá dispor de recursos circulantes, sem levar em consideração seus estoques, para fazer face às suas obrigações no curto prazo. | (AC – Estoque) / PC |
Rentabilidade do Patrimônio Líquido: Mede o retorno econômico dos investimentos (capital próprio), serve para comparar se a rentabilidade dos investimos está acima ou abaixo da remuneração paga no mercado (poupança, RDB etc.). | [(Lucro Líquido)/Patrimônio Líquido]x100 |
Rentabilidade dos Investimentos ou Taxa de Retorno: Avalia quanto o investidor está tendo de retorno sobre o investimento, pode-se obter por meio desta o payback, ou seja, em quanto tempo se recuperam os investimentos totais efetuados no negócio. | (Lucro Líquido/Ativo Total) x 100 |
Giro do Ativo: Este indicador demonstra se o faturamento gerado no período foi suficiente para cobrir o investimento total. | Vendas Líquidas/Ativo Total |
É uma ferramenta de representação das possíveis causas que levam a um determinado efeito.
Em um gráfico que lembra uma espinha de peixe as causas são agrupadas por categorias e semelhanças previamente estabelecidas por uma pessoa ou um grupo, no caso de ser estabelecidas por um grupo pode ser utilizado uma sessão de Brainstorm (no livro existe um exemplo detalhado). Após estas fases estuda-se as possíveis causas e efeitos de algum problema.
O 5W2h representa as iniciais das palavras, em inglês, what (o que), where (onde), why (por que), when (quando), who (quem), how (como) e how much (quanto custa). Existe outra variação que acrescenta outro H - how many (quantos). Esta ferramenta auxilia a determinação de responsabilidade, duração e custo.
Exemplo:
O QUE What | ONDE Where | POR QUE Why | QUANDO Where | QUEM Who | COMO How | QUANTO CUSTA How much |
Visitar 5 clientes | Uberlândia | Levantar motivos das quedas nas vendas para estes clientes | 17/09/xxxx | Fulano (Relações Públicas) | Levar levantamento de históricos das vendas e pesquisar sobre as causas das reduções das vendas (concorrência, situação financeira dos clientes ou outros problemas) | R$ 5.000,00 para despesas de hospedagens e transporte. |
O Patrick é uma destas pessoas que aparecem de repente e se mostram dispostas a colaborar com aquilo que sabem, e ainda, a pesquisar o que não sabem. Dedicado, inteligente e principalmente corajoso ao enfrentar desafios. Sua participação foi fundamental para o desenvolvimento deste blog.
Considerando-se um autodidata, mesmo passando pela EPA - Escola Panamericana de Arte, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, FEBASP - Faculdade de Belas Artes de São Paulo, cursos de design e fotografia, estágio na Folha de São Paulo; admite que sua formação foi mesmo na prática, trabalhando com desenhos e fotografia para audiovisuais na área de treinamento da Price Waterhouse durante seis anos, na editoria de arte da Revista Istoé, também em treinamento com recursos visuais na Trevisan & Associados; e como pequeno empresário, depois como prestador de serviços autônomo, produzindo histórias em quadrinhos, cartilhas didáticas e de comunicação, projetos gráficos e ilustrações para jornais internos, cartazes, para empresas como: Citibank, Credicard, Dow Química, Rhodia, Klabin, Vulcam, Alcan, IBM, Philips, Toga, Festo, Tigre Conexões, Sesi, Metal Leve, Spal, Panamco-Spal, Iochp-Maxion, Kavallet Comunicação, Di Simoni Publicidade, Julio Lobos e Instituto da Qualidade, ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, Reinaldo Polito, Educator Editora, Revista Vencer e mais recentemente a Revista Flash.
A chamada economia de baixo carbono abriu espaço para inventores como Scott Brusaw. Ele acaba de convencer o governo americano a investir na rodovia solar. A ideia é cobrir as estradas com placas feitas de vidro, plástico e borracha usados. O composto converte o calor em energia que pode ser usada em postos de abastecimento de carros elétricos ou em sistema de sinalização com mensagens no próprio piso.
Por que a gente perde esta coragem quando envelhece?
Um empresário paulista, tentando ser criativo, mandou para um cliente mensagem utilizando um pombo-correio para agendar reunião.
1) Declarar um problema deve ser uma alegria
Preguiça é normal. Só deixa de ser quando não é controlada, e então dá de dez a zero nas decisões. Mas há uma alternativa, uma luz no final deste preguiçoso túnel: a disciplina - conceito fácil de entender e dificílimo de implementar. Ter disciplina pessoal significa decidir o que deve ser feito, e fazer. E isso não pode depender da vontade daquele momento. Tem que depender da decisão que foi tomada anteriormente, porque a vontade é emocional, enquanto a decisão é racional. E o comandante tem que ser o racional, pois ele é quem tem o discernimento sobre o que é bom e o que não é bom. O emocional só sabe diferenciar o agradável do desagradável, o que não serve como critério para as grandes decisões.